As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). Afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. Geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem durante a gravidez. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem na barriga. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.
Os adolescentes e as grávidas são os grupos com maior risco; 70% das adolescentes mulheres e 40% dos adolescentes homens desenvolvem estrias nesta época da vida.
Também são comuns em peles negras, nestes casos, são mais difíceis de tratar. A pele negra possui uma quantidade maior de melanina, que por sua vez auxilia na proteção contra os raios solares. Ela costuma ser mais elástica e resistente, mas nem por isso está livre.
Principais Causas de Estrias
As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:

- Efeito Sanfona
- Crescimento rápido
- Tempestade hormonal
- Excesso de exercícios
- Gravidez
- Ressecamento da pele